janeiro 24, 2010

Ciclos de Afinação

Ciclos de afinação são todas as sequências lógicas que podem ser usadas para se afinar um piano. As mais utilizadas são as sequências de quartas ou quintas. Eu, normalmente uso a sequencia de quintas, por ser a meu ver a mais eficaz em termos auditivos.
Por exemplo, começo no Lá3, depois Mi4, a seguir Lá4, Mi5, Lá5 e assim sucessivamente até afinar todos os Lás e Mis nas cordas triplas. Depois continuo a afinar na sequência de quintas até que acabo em Ré. Todas as notas triplas ficam afinadas à excepção das notas que não têm abafadores; neste pequeno esforço passam-se normalmente duas horas de trabalho de concentração. Metade do trabalho está feito mas ainda falta afinar as cordas com bordões e todas as triplas sem abafador, e para isto normalmente costumo contar com uma hora e meia, pelo menos.
Só quando estou cansado é que afino primeiro as triplas e só depois os bordões, simplesmente por gestão de capacidade auditiva. Para afiná-las vou buscar a oitava abaixo e unifico-as a todas por comparação, e uso o ciclo cromático. Nos bordões das cordas duplas afino por quintas e acabo os bordões simples tirados por oitavas com os bordões das cordas duplas; estas duas secções ficam prontas em hora e meia quando tudo corre bem e não há contratempos. 
Tudo isto que escrevi são directrizes base de uma afinação e posso dizer que há uns anos usava este sistema tal como o descrevi agora. Porém com o tempo fui adaptando alguns aspectos e hoje há coisas que faço de modo diferente. Há sistemas que se adaptam melhor a um determinado tipo de piano e as afinações são diferentes dependendo do uso que o piano vai ter, se é para estudo-escola ou estudo-casa, para concerto em acompanhamento ou em solo. E não falei das variáveis ambientais que se tem de ter em conta quando se afina um piano.
Essas ficam para a próxima, que já tou cansado de escrever.

1 comentário:

Glauco Danilo disse...

Legal essa matéria de afinação de pianos !
Obrigado pelas dicas !