fevereiro 11, 2019

Guimarães

Há umas semanas atrás fui concretizar uma afinação que estava programada desde finais de Junho, tudo porque estive a prestar assistência a uma transacção que envolvia um piano que estava em Lisboa e um comprador que estava em Guimarães e acabei por ser eu também a afinar o piano quando este estivesse no seu local definitivo.

O comprador de facto tinha algumas dúvidas porque comprar ou avaliar um piano via descrição telefónica e fotografias de "extrema" qualidade é uma tarefa que nem eu consigo realizar. Depois de dar a minha opinião sobre o piano, ficou tudo em águas-de-bacalhau porque tanto eu como o comprador iríamos entrar de férias dali a alguns dias. Mas mais ou menos no final de Agosto, recebo um email apenas a informar-me de que a transacção tinha sido completada e o cliente tinha optado pelo piano que me pareceu a mim o mais fiável. Tratámos de tudo e depois de alguns percalços,  cheguei a Guimarães a meio de Setembro para afinar o piano.
Quando o vi, encostado naquela parede interior, algo não batia certo: a cor e o aspecto não eram os mesmos que eu tinha visto. Será que era outro piano?não podia ser, o nome era o mesmo. Até que fez-se luz: o piano tinha sido retocado, pintado e envernizado.
Normalmente quando os próprios clientes se aventuram nestas vidas de carpintaria e serralharia, a coisa normalmente não corre nada bem. Não foi o caso, pois tudo foi feito com algum conhecimento de madeira, verniz e lacado. O aspecto geral do piano melhorou muito, e na mesma assentada trocaram-se algumas juntas e dobradiças que já estavam com um aspecto um tanto ou quanto tristonho. Passou no teste exterior.
No interior do piano (máquina e demais mecanismos) as coisas não estavam muito más, para não dizer bastante razoáveis para o preaço do piano. Penso que não tive de recalibrar nada (sinceramente já não me recordo se o fiz ou não) mas apenas fiquei com dúvidas na estabilidade de duas ou três notas. A afinação que fui fazer foi um pitch raise, e portanto voltarei proximamente para fazer a primeira afinação definitiva naquele piano e confirmar as tais notas da mão direita que perderam a afinação muito mais rápido do que todas as outras.
Foi um bom dia de trabalho e ainda tive oportunidade de ver parte de um dos concertos inseridos na programação da Guimarães, Capital Europeia da Cultura.
O mundo é pequeno, o da música então...

Sem comentários: