outubro 30, 2011

Quarenta Minutos I

Para mim, não existe um tempo estipulado para realizar uma afinação. Quando comecei a afinar, por não ter tanta prática, demorava obviamente mais tempo do que aquele que preciso nos dias de hoje. Mas apesar de ter reduzido a fracção horária, tal não garante nem me permite afirmar que todas as afinações que faço realizam-se dentro deste tempo reduzido.
O tempo das afinações nunca é um conceito estabelecido, nem muito menos algo que possamos afirmar como regra. De facto, partindo do principio que não existem dois pianos iguais (estou constantemente a batalhar neste assunto), as afinações podem não durar o mesmo tempo. Exemplificando, existe um sem-número de factores que influenciam a quantidade de tempo de afinação, tais como o estado geral do piano, o uso, a conservação, as cravelhas, a existência ou não de silêncio, e a disposição física, mental e sobretudo intelectual do afinador, apenas para nomear os mais importantes.
Por isso, mais do que saber se a afinação será rápida, melhor será saber se efectivamente a afinação vai ser feita convenientemente.
.

Sem comentários: