janeiro 19, 2010

Gustav Lehman

A escola de música têm um piano deste constructor; é do mesmo constructor do piano que está cá em casa. O da escola é de estudo, e com pouco mais de um metro de altura parece um autêntico brinquedo. Mas o tamanho físico não se apresenta semelhante ao tamanho sonoro. 
O que guardo deste piano, é a definição do registo grave: normalmente, eu tenho de me concentrar muito, visualizar as frequencias mentalmente e até fechar os meus olhos para conseguir decifrar, no meio daquele barulho todo, onde estão as frequências que eu preciso de ouvir (porque nas oitavas extremas, a quantidade de som indesejável, intonidade, é muito grande), mas neste piano, foi mesmo uma sensação muito agradável, não ter de fazer este esforço todo e conseguir ouvir com elevada nitidez os sons que cada corda fazia. Estranhamente ao que acontece com a maioria dos pianos, as notas que estavam mais desafinadas eram das duas últimas oitavas, enquanto que as centrais, as mais sacrificadas pelos aprendizes, até não estavam muito mal. Acabei a afinação em dois tempos (leia-se 3horas e pouco) e pus-me a andar dalí para fora, que já estava cansado.

Sem comentários: