outubro 08, 2009

Remake Steinbach

Estou a restaurar um piano ha dois meses!
Restaurar a sério mas só por dentro; o que não diminui em nada a quantidade de trabalho. O Steinbach é aquele piano que já teve direito a um post há uns valentes meses atrás. Tem à vontade mais de 70 anos porque a máquina é totalmente feita em madeira e os abafadores são de baioneta; coisa que já não se faz desde o tempo das minhas queridas vovós.
O que mais me deu prazer até agora foi desmontar o piano na casa do cliente. Primeiro trouxe a máquina para minha casa e depois fui lá rebentar as cordas todas, tirar cravelhar, rasgar feltros e tudo o que não era parafusos de sustentação veio também pelo mesmo caminho. É estranho ver um piano desnudo pois fica muito simplificado e pode dar a impressão de que um piano é algo muito simples de trabalhar: mentira!
Ainda não acabei de o restaurar. Tenho a maquina toda desmontada na minha garagem e no meu quarto. O mais complicado vai ser pôr as cravelhas novas, que fazem tanto barulho que tenho de usar protecção nos ouvidos (não é mania, é mesmo verdade), é que têm de entrar à martelada. O mais demorado é renovar a maquina, que já ocupou até hoje 3 semanas só a desmontar e limpar. Hoje começo a colar feltros novos, finalmente.
Proximos passos: limpar o corpo do piano, por cordas e cravelhas e fazer, depois disto tudo, afinar o piano 3 vezes com intervalos de 10 dias entre cada uma.
Para a proxima penso duas vezes antes de aceitar um remake; fazer filmes não é tarefa fácil.
Não não.

Sem comentários: