outubro 16, 2009

Miúdos e Graúdos

Amanha vou dar a palestrinha interactiva sobre afinação de pianos aos alunos da tal escola de música.
Algo me diz que me vou divertir mais do que eles!!

2 comentários:

Zilmo disse...

olá amigo, tenho uma pergunta!

eu toco piano, e em minha igreja (advensita) é muito comum o seu uso.. bom a pergunta ésobre um piano antigo em uma das igrejas aqui da minha cidade.. faz uns 5 anos que eu nao vejo ninguém tocando ele, e como conheço o pessoal de lá perguntei se há a possibilidade de eu fazer melhor uso dele, ou seja, levá-lo para minha casa ;D, toquei um pouco nele ontem, tah um pouco surrado pelo tempo sem uso, parece estar desafinado um tom + - .. precisa de uma boa revisão e afinação, de acordo com meu básico conhecimento.. tipo, um bom afinador, ao dar uma verificada nele pode determinar se ele ainda pega afinação corretamente e tem a mecânica boa? só pra constar é um piano Brasil.

Obrigado desde ja!

meu msn: zilmo_santos@hotmail.com

Ismael Macaia disse...

Boa tarde Zilmo!
Afinação e mecânica são coisas distintas mas que estão de certa forma interligadas.A maneira mais confiável de verificar se um piano segura a afinação é simplesmente afiná-lo e estar atento à tensão das cravelhas.Não é muito fiável garantir uma boa afinação só " ao dar uma verificada".
Sobre a parte da mecânica, uma observação da máquina em cima de uma mesa é uma boa forma de ver o que está certo e o que está errado, mas depois disto é importante também olhar para o funcionamento da mecânica enquanto se toca um pouco.
Resumidinho, dando uma olhada ligeira não é possivel dar grandes certezas em relação à mecânica ou à afinação.
O melhor que o afinador pode fazer é por mesmo mãos à obra e fazer uma afinação do piano e rever a mecânica com olhos de ver.

=)